os sonhos de helenas (2017)

Em 2017, o projeto "Os Sonhos de Helenas", com dramaturgia de Mariana Marinho, atuação de Maria Alves e Thai Leão e direção de Paulo Arcuri, foi contemplado pela 14ª edição do VAI 1. Criada de foma colaborativa a partir de contos de "O Livro dos Abraços", obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano, a experiência teatral imersiva foi apresentada em casas e apartamentos. Na trama, as Helenas, duas mulheres vindas de um tempo que não esse, mas também não aquele, sonham todas as noites com casas diferentes. Quando isso acontece, elas fazem as malas e partem. Nas casas, Helenas convidam os anfitriões a partilharem memórias e sonhos: os delas, os deles e os que eles criarem juntos.

Após esta primeira etapa, o grupo continua suas investigações em 2019 e 2020 com o incentivo da 16ª edição do VAI 2. Depois de irem a tantas casas, as Helenas abrem as portas da sua, no palco, para as pessoas. A peça utiliza o realismo fantástico como linguagem e mescla a experiência do primeiro experimento, as memórias das próprias atrizes e o atual momento político do país para falar de devaneios, fracassos, memórias, censura e exílio. As camadas ficcionais e reais caminham lado a lado, se impregnando uma da outra.

imprensa
Crítica ruína acesa - Amilton de Azevedo
"A dramaturgia de Mariana Marinho opera ao mesmo tempo como espinha dorsal da narrativa fantástica e como dispositivo para as atrizes – em acertada direção de Paulo Arcuri, onde sorrisos e espanto não faltam em seus rostos. Entre chás e álbuns de fotografias, Alves e Leão permanecem atentas e com a escuta aberta para o espaço e o público a fim de proporcionar uma construção conjunta no encontro dos sonhos de Helenas com os dos espectadores e também os da própria casa. Nesse sentido, curioso perceber os muitos tempos possíveis da proposta. Passado, presente e futuro dão morada para distintos sonhos (...) O encantamento de Os Sonhos de Helena se dá na aceitação do universo onírico – de infinitos possíveis – em fricção com um espaço concreto e o tempo presente". Leia mais aqui.

ficha técnica
Concepção e criação: Maria Alves, Mariana Marinho, Paulo Arcuri e Thai Leão. Dramaturgia: Mariana Marinho. Direção: Paulo Arcuri. Atuação e produção: Maria Alves e Thai Leão. Arte gráfica: Renata G Martins. Fotos e vídeos: Maíra Castro e Renata G Martins. Assessoria de imprensa: Mariana Marinho.