top of page

ocaso (2023) 

O curta-metragem “Ocaso” investiga o que acontece com uma relação quando as obsessões mentais se confundem com a realidade, colocando um filtro sobre ela. Idealizado pelos jovens artistas brasileiros Fernanda Gonçalves, Hiago Marques e Mariana Marinho, o drama psicológico se passa no centro de São Paulo, a maior cidade da América Latina, e no interior da capital paulista. 

 

Os protagonistas, Ana e Pedro, vivem cidades diferentes, mas se encontram nela junto às suas idealizações, aos seus fantasmas e aos seus desejos, na tentativa de conseguirem se conectar verdadeiramente sem o peso da vertigem de suas cabeças, das sombras e dos traumas dos seus passados.   

 

O filme caminha borrando as fronteiras entre realidade e imaginação, criando uma atmosfera que valoriza a subjetividade e se ampara no uso de símbolos. “Ocaso” convida o público a acompanhar o perigo de uma trama que flerta com o risco e a violência, sugerindo que algo pode romper a qualquer momento.

 

No filme, Pedro e Ana estão juntos a pouco tempo e nunca têm um momento a sós. Sem compreender o porquê, ele passa a acreditar que ela esconde algo, o que o torna obcecado em desvendá-la. Quando Ana finalmente o convida para um final de semana em sua casa de campo, ele acredita que ambos possam criar uma relação mais íntima. Lá, porém, eles se perdem entre o que é real e o que é idealizado, criando um perigoso jogo mental que esbarra em um segredo obscuro do passado de Ana, que ela guarda com seus melhores amigos, Cecília e Renan. 

 

A ideia para realizar a obra surgiu após a leitura de textos de escritores latino-americanos, em especial o conto “Armas Secretas”, do autor argentino Julio Cortázar (1914-1984), não só pelos disparadores narrativos, mas pelo interesse dos artistas de estabelecerem um diálogo com a América Latina. Com direção de Fernanda Gonçalves, que também assina o roteiro com Mariana Marinho, “Ocaso” foi filmado de forma independente. No elenco estão Hiago Marques, Mariana Marinho, Stefani Mota e Haroldo Miklos.

 

ficha técnica

Elenco: Mariana Marinho, Hiago Marques, Stefani Mota e Haroldo Miklos. Direção: Fernanda Gonçalves. Roteiro: Fernanda Gonçalves e Mariana Marinho. Produção executiva: Hiago Marques, Fernanda Gonçalves, João Victor Albuquerque, Mariana Marinho e Rodrigo Prata. Direção de fotografia: Rodrigo Prata. Montagem: Renato Maia. Trilha sonora original: Ygor Santana. Direção de arte: Isabella Melo. Desenho, edição de som e mixagem: Cauê Castelo. Figurino: Bruna Recchia. Som direto: Uirá Wagner. Assistência de direção: João Victor Albuquerque. Assistência de câmera: Danilo Anastácio, Han Thiago e João Paulo Belentani. Assistência de direção de arte: Gabriela Bandeira. Color grading: Rodrigo Prata. Fotos still e making off: Luísa Marinho.

bottom of page