ligações (2020)

Em Ligações (@ligacoes.serie), 16 personagens de diferentes idades e vivências conversam por videochamadas sobre suas vidas amorosas, trabalho e crises existenciais. A série, dirigida por Helder Ferreira e João Victor Albuquerque, foi criada para o IGTV e traz crônicas em vídeo que retratam a vida privada em meio à pandemia do COVID-19 em oito episódios independentes, mas que se conectam no decorrer da primeira temporada.

O processo de produção da série começou em abril, logo no primeiro mês de quarentena, impulsionado pela vontade dos diretores de realizar o sonho antigo de criar uma obra audiovisual juntos. Então, inspirados pela tendência do ScreenLife e por séries antológicas como High Maintenance (HBO) -- criada pelo (então) casal Ben Sinclair and Katja Blichfeld --, eles idealizaram o formato de “Ligações” e criaram algumas premissas para os episódios. Em seguida, chamaram três amigas para desenvolvê-los: a atriz e roteirista Fernanda Gonçalves, a radialista Isabella Senise e a atriz e dramaturga Mariana Marinho.

As histórias são embaladas por “Cidade Vazia”, canção do cantor e compositor mineiro Marcus Lopes, que gentilmente cedeu os direitos da música para a produção.

ficha técnica

Criação, direção, roteiro e produção: Helder Ferreira e João Victor Albuquerque. Roteiro e produção: Fernanda Gonçalves, Isabella Senise e Mariana Marinho. Identidade visual: Arthur Borges. Assistência de arte: Bruck. Montagem: Luís Alves. Motion: Rafael Travolta e Raquel Nogueira. Sound FX e trilha original: Luiz Felipe Lamussi. Supervisão musical: Fernanda Couto. Redes sociais: Sheila  Spago e Débora Stevaux. Elenco: Joana Borges, Wallace Andrade, Mariana Marinho, Sérgio Barreto, Mara Faustino, Wagner D'Avilla, Juliana Mesquita, Luiza Mesquita, Oswaldo Mendes, Pri Calazans, Niveo Diegues,Thiago Albanese, Fernanda Gonçalves, Pedro Bosnich, Érica Ribeiro e Lilian Regina.