caso cabaré privê (2021)

A montagem, com concepção e direção de Pedro Granato, estreou pela plataforma Zoom em 2020 tendo todas suas sessões lotadas. Vencedor do Prêmio APCA na categoria jovem e pelo Prêmio We Do! nas categorias Interatividade, Direção e Juri Popular, o espetáculo faz parte da pesquisa do Núcleo Pequeno Ato a respeito do teatro imersivo e a formação de novos públicos. 

Na trama, o filho do Presidente é encontrado morto em um cabaré privativo e o público é convidado a investigar as pistas antes do anúncio oficial para imprensa. Nenhuma performer do estabelecimento pode sair e começam as interrogações conduzidas por um delegado. O público é direcionado para cabines privê e pode interrogar as personagens. 

Os atores fazem a encenação em tempo real, executando as cenas e interagindo com a plateia, que assiste tudo direto de suas casas por meio de salas virtuais. Dessa forma se estabelece um jogo imersivo a partir dos registros do celular do filho do presidente, que funciona como um flashback, para ajudar na elucidação do que aconteceu naquela noite. Essa é a única cena gravada previamente onde o grupo respeitou todos os protocolos de segurança e distanciamento físico. Para a adaptação, os atores usaram suas próprias casas como cenário e pensaram as ambientações utilizando elementos cênicos e a iluminação que tinham disponíveis para construir o universo de cada interpretação.
 

Mariana Marinho interpretou Betina, personagem de Isabella Melo, nas apresentações realizadas em dezembro de 2021 no Travessia, festival internacional de artes performáticas de Brasília.

 

ficha técnica

Concepção e Direção: Pedro Granato. Dramaturgia: Tainá Muhringer e Felipe Aidar. Assistente de Direção: Felipe Aidar. Elenco: Andressa Lelli, Bella Rodrigues, Bruna Martins, Carolina Romano, Claudia Garcia, Gabriela Gonzalez, Gustavo Zanela, Helena Fraga, Jade Mascarenhas, Letícia Calvosa, Ludmilla Cohen, Luiza Guilien, Isabella Melo, Manuela Pereira e Renan Ramiro. Detetive: Felipe Aidar. Convidado Especial: Thiago Albanese. Videomaker e Operador de Zoom: Gustavo Bricks. Direção Musical: Pedro Monteiro. Direção de Arte: Renan Ramiro. Figurino: Isabela Mello e Gustavo Zanela. Confecção de Figurino: House of Le Blanc. Coreografia: Ines Bushatsky. Fotos: Ana Alexandrino. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Produção: Pequeno Ato e Contorno Produções. Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez.