uma janela para o mundo (2022)

A Cia Realejo caiu na estrada com o espetáculo “Uma Janela Para o Mundo”. O trabalho integra a programação da expedição multidisciplinar “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma Força Meninas.

O projeto em formato de carreta itinerante conta histórias inspiradoras de mulheres na ciência para crianças de 6 a 17 anos do ensino público de 17 cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Criado em parceria com o Força Meninas, o espetáculo conta a história de duas meninas que vivem em décadas diferentes - Luna está em 2022 e Estela em 1922 -  e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola.

O projeto tem como objetivo despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

A expedição é viabilizada pela Lei do Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas ArcelorMittal e IBM no trecho Sudeste e Centro- Oeste, e Oxiteno e IBM no Nordeste.

ficha técnica

Concepção e criação: Cia. Realejo e Força Meninas. Dramaturgia: Mariana Marinho. Colaboração dramatúrgica: Deborah de Mari. Preparação das atrizes e trilha sonora: Felipe Moreira . Elenco: Jennifer Souza, Mariana Marinho, Thai Leão e Thais Melo. Produção do espetáculo: Jennifer Souza e Thai Leão. Produção geral: Força Meninas. Figurino e adereços: Bruna Recchia. Cenário: Like. Classificação: Livre. Duração: 30 min.